Carro pega fogo em posto de combustível por causa de isqueiro
agosto 29, 2017
Frentista é morto por causa de um cartão não foi autorizado.
outubro 1, 2017

Projeto quer proibir veículos movidos a gasolina ou diesel até 2040

 

Se o Projeto de Lei do Senado 304/2017 for aprovado, não será mais permitido vender no Brasil nenhum veículo novo movido a gasolina ou diesel a partir de 2030 e, a partir de 2040, ficará proibida a circulação de qualquer automóvel desse tipo.

O projeto proíbe a partir de 2030 a comercialização de veículos novos que utilizem motor a combustão, a não ser que utilizem exclusivamente biocombustíveis. O único biocombustível fabricado no Brasil é o etanol.

E em 2040 será proibida a circulação de veículos que utilizem motor a combustão. Considerando que a vida útil de um carro são 10 anos, você já pode começar a pensar em aposentar o seu veículo e na próxima troca adquirir um carro elétrico.

Você poderá utilizar veículos movidos a eletricidade, caso não queira dirigir um veículo que utiliza biocombustível. Até porque é mais fácil adaptar uma fábrica de veículos de gasolina para etanol, do que fazer a adaptação de um veículo para um veículo de gasolina para elétrico.

 

"O projeto veda, a partir de 2030, a comercialização, e, a partir de 2040, a circulação de veículos novos que utilizem motor a combustão, a não ser que utilizem exclusivamente biocombustíveis como etanol. Ficará permitida também a venda de veículos movidos a eletricidade.”

 

Projeto de Lei do Senado 304/2017 de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI) proíbe a venda e circulação veículos movidos a gasolina ou diesel .

"Mas o que fez o senador Ciro Nogueira (PP-PI) colocar o projeto em consulta?

Ele se espelhou no Reino Unido e na França que querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040.

Mas estes países não foram a sua única inspiração, ele também está usando o exemplo da Noruega que em 2025 proibirá a circulação de veículos a gasolina e a Índia que será logo após, em 2030.

As iniciativas desses países serviram de inspiração para o senador Ciro Nogueira, além do cuidado com o meio ambiente, é claro.

No mundo todo os veículos são responsáveis por (1/6) um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis e importante agente causador do efeito estufa, que leva ao aquecimento global.

Banir esse tipo de veículo, afirma o senador, será muito vantajoso para o Brasil, que já faz uso intenso de biocombustíveis.

 

Qual a sua opinião sobre o projeto que veda a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis?

Vote: http://bit.ly/PLS304-2017

Projeto institui a política de substituição dos automóveis movidos a combustíveis fósseis e altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro) para dispor sobre a vedação a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis.

É importante lembrar que grandes modificações em postos de abastecimento foram introduzidas com o Anexo 02 da NR09 que obriga alterações nos postos de abastecimento para diminuir o contato do frentista e o consumidor com o Benzeno.

E conforme determina o anexo 2 da NR 9, os postos deverão instalar um sistema de recuperação de vapores nas bombas a partir de 2019. Mas se não serão comercializados veículos movidos a gasolina e diesel, para que fazer estas alteração?

Devem ser para as exceções à regra: automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos, ou carros de visitantes estrangeiros (mas não de residentes). Todos esses poderão continuar circulando no país, ainda que usem combustíveis fósseis.

Deixe seu comentário
Seja VIP e receba conteúdo
Cadastro